domingo, 20 de setembro de 2009

RNA: controle da síntese de proteínas 1º ano

As caracteristicas de um organismo são comandadas pelo DNA por meio de um mecanismo dividido em duas etapas
TRANSCRIÇÃO: ocorre no núcleo, com síntese de RNA.
TRADUÇÃO: ocorre no citoplasma, na superfície dos ribossomos, com síntese de proteínas.


O RNA é formado só por um fiosinho de nucleotídeos, egoísta ein, pqp, que que custava ser formado por dois filamentos igual o DNA?

Então... a pentose é sempre a ribose e não existe a timina, mas a uracila.
Vocês ainda lembrar quando eu postei aqui do DNA né? e falei dos namoradinhos lá, que a timina namorava a adenina... no RNA a adenina mete chifre na timina com a uracila.
Há três tipos de RNA sintetizados por setores específicos do DNA:



RNA-mensageiro ou moldador (RNA-m) - leva a mensagem do DNA do núcleo para o citoplasma; Esse RNA é o fofoqueiro. Fica fofocando tudo que o DNA fala pro núcleo do citoplasma.

• RNA-transportador, de tranferência ou solúvel (RNA-t) - transporta os aminoácidos; ta ligado naquelas camionetinhas que levam os trabalhadores rurais pra roça? então... finge que os aminoácidos são os trabalhadores e o RNA-t a camionetinha.

• RNA-ribossomial (RNA-r) - participa da constituição dos ribossomos. Ah meu, sei lá, é só ler ribossimial e lembrar da porra dos ribossomos, se vira ai.

Agora começa complicar sua vida, caro estudando fudido de biologia...
Vou explicar agora a tão assustadora e bizarra SINTESE DO RNA-m muahahaha



Ela ocorre da seguinte forma: um setor de do filamento de DNA (gene) sai correndo e se afasta do seu parça complemento, e expõe suas bases, dai vem os nucleotídeos exibidos do RNA e se encaixam. Esse encaixa (ui ;9) é mediado pela enzima RNA-polimerase e obedece a obrigatoriedade de ligação entre as bases. É a historia dos namoradinhos lá, adenina com uracila e guanina com citosina.



A tradução da mensagem genética significa passar o código da sequência de letras do RNA para uma sequência de aminoácidos da proteína. Mas uma caso de fofoca. .-.

Desse modo, a mensagem genética contida no DNA é materializada na forma de uma proteína estrutural ou enzimática, responsável por uma característica do organismo. Eu sei, eu sei, pode parar de relinxar já, isso é chato pra porra.

Maaaaas, vam ve como se dá esse processo:

Um grupo de três letrinhas consecutivas do RNA-m, chamado de códon é um código correspondente a um aminoácido. Esses trios de bases são os mesmos para todos os seres vivos, pode ficar feliz já filho, você tem alguma coisa em comum comigo (h) -q

se liga na tabelinha ai.



(não achei uma porra de tabelinha em português pra vocês ficarem felizes)

O códon, só identifica os aminoácidos com o auxilio do RNA-t, fala sério, mas num consegue nem identificar uma porra de aminoácido sozinho, mas é inutil de mais esse códon. Mas então, o RNA-t é capaz de se ligar aos aminoácidos que tão la nadando dissolvidinhos no citoplasma e transporta-los até o RNA-m.

Em uma das extremidades do do filamento do RNA-t aparecem as bases CCA, eem uma das curvas (ui, atoro curvas -q) há um trio de bases que varia de um transportador para outro. Esse trio é chamado de anticódon e é por meio dele que o RNA-t se encaixa nos códons do RNA-m. Os códons e os anticódons vão lá e creu. O anticódon também determina que para cada aminoácido existe um transportador específico, pqp não sei pra que tanta frescura, pega qualquer transportador e boa.

A tradução da sequência de bases do RNA-m para a proteína é feita nos ribossomos. Com os respectivos aminoácidos, os RNAs-t vão lá nos códons correspondentes do RNA-m e créu, se encaixam. Assim a sequência de códons do mensageiro determina a sequência de aminoácidos que formarão a proteína, seguindo a ordem dada pelo DNA, o DNA manou, tem que cumprir fii, aqui é assim que funciona. A medida que um polirribossomo desliza pelo RNA-m, os aminoácidos se unem e formam uma molécula de proteína. Vai deslizando e formando, delizando e formando, UHUUUL, daaaaaaaaalhe polirribossomo. As subunidades dos ribossomos se juntam no ínicio da síntese da proteína e voltam a se separar no fim, eita povo que junta e separa.
Esse processo evolve mecanismos para ativar aminoácidos, indicar os pontos do começo e fim da síntese e remover a metionina que indica o ínicio da síntese, caso ela não venha a construir a proteína. Parte desse mecanimos é controlada por enzimas e outra pelo RNA-r, que funciona também como enzima, então fii, acaba que é tudi controlado por enzima mesmo.

Apesar de terem a mesma coleção de genes, as células de um indivíduo podem ser diferentes porque possuem alguns genes em atividade e outros inativos. Como os ativos não são exatamente os mesmo nos diferentes tecidos, surgem diferenças morfológicas e fisiológicas entre as células. A formação de diferente células e tecidos ao longo do desenvolvimento embrionário é chamada de diferenciação celular.

II FII, RNA É MATO. -n

PROJETO GENOMA HUMANO 1º ano

Essa paradinha começou em 1990 e procura descobrir a posição de cada gene no cromossomo e estabelecer a sequência de bases de cada gene.
Qual a utilidade disso?
ÓTIMA PERGUNTA. :D

Em abril de 2003 foi estabelecida a sequencia de bases de 99,99% dos cerca de 3,1 bilhões de pares de nucleotídeos que compõem os genes humanos. Desse total, a diferença de DNA entre eu e você é muito pequena mano, menos de 0,2%, mesmo a gente sendo de grupos étnicos diferentes. AAAAAH NA BOA? NUM SOU IGUAL VOCÊ NÃO D:
Essa é uma prova de que o conceito de raça é biologicamente insustentável.
Mas mesmo assim, EU NÃO SOU IGUAL A VOCÊ E PRONTO .-.

Calcula-seque haja entre 20 e 25 mil genes que codificam proteínas, mas há entre esses genes grandes sequências de nucleotídeos repetidos, que aparecem sem sentido (e des de quando alguma coisa em biologia faz sentido?). nesse DNA podem estar pedaços herdados de outros organismos alojados como "parasitas" no meio do genoma. Mas devem estar também genes controladors da expressão de outros genes. Além disso, o RNA-m sintetizado pelo DNA pode ser "cortado" e "recombinado" formando novas moléculas, o que faz com que um gene possa produzir mais de uma proteína.

eu ia colocar um vidinho firmezinha aqui pra vocês, mas o blog me odeia e não carregou... então vai ai só o link.

http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM

ENGENHARIA GENÉTICA pt 2. 1º ano

Transgênicos

Os organismos geneticamente modificados (OGM) são aqueles nos quais foi introduzido DNA de outra espécie ou DNA modificado da mesma espécie.

Tem um video na internet do Green Peace (detalhe importante: o Green Peace é TOTALMENTE CONTR os trangênicos) que vai explicar melhor pra vocês o que são os OGM.




Hoje também existem milhares de cobaias transgênicas, geneticamente propensas a vários tipos de doenças, importantes para a pesquisa de novos medicamentos. também há animais trangênicos com genes humanos para produção de determinadas substâncias, como as cabras transgênicas que produzem no leite fatores para a coagulação do sangue.


Gente, to falando nesse assunto sem brincadeiras e piadinhas porque é realmente sério o negocio, e eu também sou contra os transgênicos. Mas opinião é que nem cú, cada um com o seu.


Diagnóstico e terapia gênica


Mano, eu fico de cara como as coisas evoluem, se liga só: As técnicas da engenharia genética podem ser usadas para diagnóstico e tratamento de diversas doenças genéticas. Conhecido o gene responsável pela doença, é possível fabricar um filamento complementar, chamado de sonda, capaz de se encaixar no gene e acusar sua presença. Desse modo a doença pode ser detectada ainda no embrião retirando-se algumas células do liquído amniótico ou da placenta. PUTA QUE PARIU VÉY, você nem nasceu ainda, não nada além de uma porra de um feto, e já conseguem saber se você tem alguma doença. É meu fii, essa é a evolução das coisas. Mas por enquanto só algumas doenças podem ser detectadas desse modo.


Análise do DNA

Ao tratar um DNA com uma enzima de restrição, obtém-se uma coleção de fragmentos com tamanhos diferentes, que podem ser separados uns dos outros. Se liga só cmofas: colocam eles num trem tipo gelatina e são submetidos a um campo elétrico. Os fragmentos maiores migram lentamentes, (tipo; são gordos então võ de vagar porque cansa correr sabe) e os menores mais depressa (obvio, são magrelos então, simbora correr). Forma-se assim um conjunto de bandas semelhantes ao código de barras das embalagens, pronto, você já pode se sentir um produto e passar naquelas paradinhas de ver preço no código de barras: COMPRE COMPRE COMPRE, CONFIRA AQUI, HUMANOS POR 5 REAIS, CONFIRAM NO CÓDIGO DE BARRAS. -q Esse processo é chamado de separação em gel por eletroforese


como cada indivíduo possui uma coleção característica, é possível determinar uma espécie de "impressão digital" ou "código de barras" típico de cada pessoa. Por isso esse exame é denominado impressão digital genética ou impressão digital do DNA. Pode ficar feliz, caro amigo, você tem seu próprio código de barras \o/



Esse examesinho é o que ratinho usa nos testes de DNA pra descobrir a paternidade da fubasada que aparece la. A técnica consiste em extrair DNA dos glóbulos brancos do sangue da mãe, da criança e do suposto pai. O DNA de cada um é tratado pelas mesmas enzimas de restrição e os fragmentos obtidos são separados, formando-se, assim, o padrão de bandas de cada indivíduo. Ai compara geral o DNA da galerinha e boa, descobrem se é ou não o pai. Quando bem realizado, esse exame indica a paternidade com uma probabilidade de 99,9999% E tem gente que ainda insiste em dizer que não é o pai, cabra safado.



O exame pode ser feito mesmo depois da morte do acusado pela xumação do cadáver ou pela análise do DNA de parentes, aaaaaaah, na boa? Não quero comparar meu DNA com defunto não.

Também pode determinar o grau de parentesco entre populações de uma mesma espécie e entre espécies diferentes, pois, quato mais parecidos forem dois indivíduos, maior será a semelhança entre os padrões de bandas.

ENGENHARIA GENÉTICA pt 1. 1º ano

A engenharia genética é uma manipulação do DNA, que permite transplantar genes de uma espécie para outra e criar uma molécula de DNA que não existia na natureza. Se pá, ele deve ser uma nova molécula de DNA criada, puta que pariu, vai ser perfeito assim lá longe:



Enzimas de restrição

Tá tendo uma lutinha: "OS VÍRUS ESTÃO ATACANDO" gritam as bactérias. "NÓS VAMOS ACABAR COM VOCÊS" revidam os vírus. Mas as basctérias são inteligentes, e chamam reforços... " VAMOS PRODUZIR NOSSAS ENZIMAS ESPECIAS, AS ENZIMAS DE RESTRIÇÃO" E então acontece a digievolução -q e as enzimas de restrição fragmentam o DNA do vírus o que impede a sua reprodução. E enfim, as bactérias ganham a lutinha.

Criando um novo organismo

É assim, as bactérias possuem um DNA principal e um pequeno DNA circular, o (mais um nominho fdp pra você decorar) plasmídeo, com capacidade de se duplicar independentemente do principal. Com a ajudinha da salvadora da patria, as enzimas de restrição, é possivel abrir o lasmídeo e introduzir nele um fragmento de DNA de outra espécie que pode ser uma célula humana e responsável por determinada proteína. Depois que recebe o novo fragnebto de DNA, o plasmídeo torna-se um DNA recombinante, isto é, uma molpecula formada pela união de duas ou mais moléculas de DNA não encontradas juntas na natureza, e é introduzido na bactéria, que passa a produzir, por exemplo, uma proteína humana, a que dá a belezanas pessoas, que foi o que aconteceu no nosso perfeito Brad Pitt. Ou então pode ser exemplo também a insulina, hormônio secretado pelo pâncreas que controla a utilização da glicose pela célula. Esse hormônio está ausente nos indivíduos portadores de diabetes, que, por isso, apresentam deficiência na utilização da glicose, com sérias consequências para a saúde, coitado dos velinhos diabeticos que ficam 2074509270432 horas na fila do SUS.

E quando a bactéria de reproduz, as filinhas delas também vão ter o DNA recombinante. Esse processo de produção de cópias idênticas tem um nome meio obvio, clonagem de DNA. .-.

Graças a Deus que eu não sou diabética da época em que não tinha engenharia genética, porque a insulina utilizada era de origem suína e bovina, mas uma desvantagem desse processo é o tempo para a produção e purificação do hormônio. Além disso, não é exatemente igual ao humano, ele pode provocar reação alérgica em alguns pacientes. Já imaginou se em uma dessas reações o paciente sofre mutação e começa a nascer um fucinho de porco ou rabo de vaca no paciente, eu ia da risada ein. Mas então, além da insulina são produzidos diversos tipos de vacina, como a contra a hepatite B, o interferonm que combate infecção virais (simbora nas lutinhas de novo -q) e outros medicamentos e ftores coagulantes para portadores da hemofilia.

to be continued...

MUTAÇÕES 1º ano.

Alterações no material genético, que podem ser causadas por radiações, criptonita -n, substâncias químicas ou erros no emparelhamento das bases não corrigidos pelas enzimas de duplicação do DNA. As mutações modificam a sequência de bases nitrogenadas. Com isso, as proteínas fabricadas serão outras e as características do organismo serão diferentes que nem dessa galera ai:


A alteração de uma única base nitrogenada pode ter uma puta consequencia para o organismo. Provavélmente foi o que aconteceu com quem assistiu essa novela ai, sofreu uma mutação que afetou o juizo da pessoa. Mas enfim, é o caso também da anemia falcifome, que resulta da troca de uma aminoácido na molécula de hemoglobina. Outras vezes a troca de um aminoácido na base pode levar a um códon responsável pelo mesmo aminoácido. Por exemplo, tem aquela paradinha la de GLUTAMINA, ela pode ser codificada por CCA por CAG. Então se a mutação trocar a terceira base (A) por uma base G, a glutamina não vai virar nada além de glutamina, não vai ter super-poderes de mtante, coitada.


As mutações que acrescentam ou retram um aminoácido tem mais probabilidade de alterar o organismo que aquelas que acrescentam ou retiram um códon.


E eu não sei como esses mutantes ai não tiveram cancêr. Porque tipo, hoje sabemos que o cancêr pode ser provocado por certas mutações em determinados genes que controlam a divisão celular. Com isso, forma-se celulas atípicas, que são tudo umas loucas e não param de se reproduzir, causando tumores.


Embora a maioria das mutações seja prejudicial (como no caso da galera da novela -q) pois altera ao acaso um sistema vivo, que é altamente organizado, alguns podem "melhorar" ligeiramente uma característica do organismo. Por isso as mutações, juntamente com a seleção natural, são fatores importantes para a evolução das espécies. Vai que um dia a gente evolui e tem poderes como os dos mutantes da novela, já imaginou ficar igual o Metamorfo? *-*

sábado, 19 de setembro de 2009

DUPLICAÇÃO DO DNA 1º ano


É o seguinte, as enzimas tão firmezinha lá, até que uma hora elas falam: Porra mew, vamos duplicar o DNA? Ai geral responde mó animado: VAAAAAAAAAAAAAAAAM! *-*



Ai elas vão lá, promovem o afastamento dos fios, as enzimas específicas junto com suas frendes, proteínas específicas, desenrolam as duas hélices e quebram as pontes de hidrogênio, unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros.
Dai, em cada filamento exposto, novos nucleotídeos, muito lokos lá, dissolvidos no nucleopasma começam a se encaixar, processo mediado pela enzima DNA-polimerase. Mas tipo, a criatividade deles é limitadinha, coitados, e sempre que tiver uma duplicação de DNA dando origem a duas moléculas de DNA a partir de uma inicial, as duas moléculas resultantes serão exatamente iguais à original.
E como cada filinha é formada por um filamento antigo, que veio do DNA original, e por um novo recém-fabricado, a duplicação do DNA é semiconservativa.
Esse processo desencadeia a duplicação cromossimica e a divisão celular. Cada cópia fica em ma das células formadas, o que garante a transferência das imaformações de célula a célula, pouco fofoqueiras nénão?

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ANELÍDEOS 2º ano


É nesse filo que estão as minhocas, os poliquetas e como sanguessugas.


Esses bichos ai são: TRIBLASTICOS, CELOMADOS, com corpo cheio de anéis que se repetem externa e internamente. FÁCIL, um minhocada curte brincar de passa-anel pelo corpo.

A superfície do corpo deles é revestida por uma epiderme, externa e com cutícula pode Apresentar pequenos "pelos" duros, de quitina, que dão apoio ao animal. Tipo assim, eles são porcos pra caralho (brinqs, São Minhocas mesmo) e não tiram nem à cutícula e se depilam, argh, e ainda se Apoiam nessas coisas. TINHA QUE SER ANELÍDEO MESMO, VIU.

O boquinha tem anelídeo e cusinho então, seu tubo digestório é completo. E mano, como minhocas ea Maioria das Sanguessugas são tão estranhas, mas TÃO ESTRANHAS ... Tipo que, os gases entram e saem pela pele e São TRANSPORTADOS sangue pelo ... bizarro bem. E isso chama: Respiração Cutânea Indireta. Algumas sanguessugas ea Maioria das poliquetas, não ficam muito atrás no nível de estranheza, porque a respiração deles é feita por brânquias.

Mas a estranheza deles diminui quando o assunto é sistema circulatório, o sistema deles é fexado, Ou seja, o sangue circula dos vasos sem sair. E ainda tem pigmentos respiratórios, que são proteínas do sangue que se COMBINAM com o oxigênio e aumenta um Capacidade de transporte desse gás. Mas sabe o que é pior? O pigmento respiratório mais comum é o mais emo do globo terrestre ... um HEMOGLOBINA. (fala sério, essa piadinha foi boa, ein?! HAHA)

(um monte de eminhosglobinas felizes)

Agora vai complicar sua vida, caro estudante fudido em biologia ...

Começa aqui a sessão: vou sentar na gabiroba com esse nome filho puta.

Em cada pedaço do corpo dos Anelídeos tem um tubo aberto nas pontas com um nome desgraçado de: nefrídeo ou metanefrídeo. É essa porcaria de nefrídeo que tira as excretas do celoma, por um buraco com um monte de cílio que um outro nome tem de legal: Nefróstoma. E ainda, não felizes com esse monte de nome complicado, o surto nefridióporos que ficam na superfície do corpo, por onde é eliminado como excretas.

PRONTO: todo mundo sentado na gabiroba pra decorar essa nomaiada toda.


O sistema nervoso dessa galera é formado por um cordão nervoso ventral, com um par de Gânglios por segmento.

Agora, alguém me explica que porra é essa de Gânglios?

* joga no google *

Gânglios do Google sobre: Dá-se o nome de gânglio nervoso Para qualquer aglomerado de corpos celulares de Neurônios encontrado fora do Sistema Nervoso Central, Estes aglomerados são conhecidos como Núcleos.

E viva o google \ o /

Agora uma coisa legal, quem curte uma Lady Gaga da um grito ae ...

* * AEEEEEEEEEE

Parabéns, se você gosta da Lady Gaga você também vai gostar das Minhocas e das Sanguessugas. Por quê? Por quê? Pooooooooooor que?

Porque como uma Lady Gaga, minhocas e sanguessugas são hermafroditas.

Já os poliquetas apresentam sexo separado e desenvolvimento indireto, com formação de uma larva ciliada. (mais um nome legal: Trocófora). Minhocas Nas, ocorre fecundação Reciproca.

CAAAAAAAAAALMA, o mundo não ta acabando, eu vou explicar como é isso: dois indivíduos desem-se e cada um espermatozóide transfere para uma bolsa do outro. Os ovos Desenvolvem-se em um casulo.

Pronto, agora vocês tão Deitando quando o assunto é Anelídeos.


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ACIDOS NUCLÉICOS - 1º ano.

Formados por genes, os ácidos nucléicos são compostos pelo encadeamento de grande número de unidades, os nucleotídeos. Agora você deve tá se perguntando,

que porra é essa de nucleotídeo?


Você pergunta, eu respondo. Mas só porque eu sou legal.


Nucleotídeos são compostos ricos em Energia e que auxiliaOS M processos metabólicos.


Voltando aos ácidos nucléicos ...
Existem cinco tipos de umas coisinhas, chatas pra caralho, Chamadas de bases nitrogenadas: Adenina (A), Guanina (G), citosina (C), Timina (T) e Uracila (U). Não esquece disso não, vai ser bem útil mais pra frente.


Em alguns desses ácidos nucléicos so ha nucleotídeos (que agora você já sabe o que é) com o açucar ribose, E e em outros com apenas um DesoXirribose. Então, vamos Classificar essa galera assim:


• ácido ribonucleico (RNA):
aparece dissolvido não citoplasma ou associado um ou proteínas formando os ribossomos, ainda, não formando o nucleo Nucléolo.
Pensa assim: O RNA é xaropão, metido a besta, ta sempre quer nenhuma das coisas centro, ser o núcleo de tudo, sabe? E ainda curte ficar nadando sem citoplasma e tal.


• ácido desoxirribonucléico (DNA): aparece associado um proteínas nos cromossomos, está presente também nas mitocôndrias e nos Cloroplastos.
Pensa assim: O DNA já é mais gente boa, sempre ta presente com as mitocondrias e os Cloroplastos, são Best Friends Forever.


Simbora saber tudo da vida do nosso irmão grande, o DNA.


Lembra daquela galera que eu falei ali em cima, como bases nitrogenadas? Pois bem, no DNA de uma gente encontra uma Adenina, Guanina um, uma Timina ea citosina.
E você sabe o porque você não é igual aquele cara horroroso que você viu na rua esses dias?
Por causa da sequencia específica dessas bases nitrogenadas ao longo do filamento do nosso GRANDE AMIGO DNA. É essa sequencia que forma a mensagem genética, que determina uma coleção de influencia e proteínas como caracteristicas do organismo. Por isso que você é gato desse jeito.


Em 1962 teve dois britânicos carinhas (Francis Crick e Maurice Wilkins) e um norte -
americano (James Watson) que ganharam mó premião lá umas porque pesquisinhas fizeram e que Determinaram uma estrutura celular do DNUma é conhecida como Modelo de dupla hélice.


* Por que? *


Relaxa que não é porque ele é um helicoptero com duas hélices ou coisa assim, e sim, porque uma molécula de DNA é representada por dois filamentos formados por muitos nucleotídeos e torcidos em hélice no espaço, ligados um ao outro bases nitrogenadas por.
HAHA, eu sei que você não entendeu nada. Mas é facil.
Uma imagem bastaaaaaaaante famosa vai fazer você entender rapidinho. Se liga só:


* E pra ligar uma base nitrogenada na cmofas outra? *


Coloca uma ponte meio não, oras. Ponte de madeira não liga precipicios? Ponte de asfalto (?) Não liga estrada em cima de rio? Então meu, PONTE DE HIDROGENIO base nitrogenada liga.


E essas bases nitrogenadas ai, elas namoram. A Timina namora uma Adenina ea citosina namora uma Guanina. FACIL. Elas se amam e são felizes assim, juntas. Então é o seguinte. Se eu tiver de uma lado do filamento uma Timina, Adenina Timina uma e outra ... Do outro lado, COM CERTEZA vai ter uma Adenina, Guanina Adenina uma e outra. Lembre-se que elas são ciumentas e bem NUNCA trocam de namoradas.


Espero que tenha ajudado.


Proximos Post ano do primeiro: Duplicação do DNA. e RNA: Controle da síntese de proteínas.