sábado, 3 de outubro de 2009

DIVISÃO CELULAR 1º ano.

Nos organismos sexuados ocorrem dois tipos de divisão celular: a mitose e a meiose.
A mitose forma células com o mesmo número de cromossomos e as mesmas informações genéticas da célula-mãe (células diplóides 2n). Pensa assim, galera: é como se na hora da divisão celular você clonasse a célula-mãe, ai vai ter celulasinhas iguais aquelas.
Resumindo: Mitose é a produção de células somáticas.


E a meiose, que reduz esse número a metade (células haplóides n) Tipo assim, meiose, MEIO, METADE... então se a célula-mãe é 2n e sofre uma MEIOse fica n.
Resumindo: Meiose é a produção de gametas.
Gametas: Animais; Ovulo e Espermatozóide (é disso que você é feito -q)
Vegetais; Oosfera e Nucleoespermático (seria disso que você seria feito se fosse uma planta-q)

A mitose é o mecanismo mais comum de reprodução dos organismos unicelulares eucariontes.
É também o processo pelo qual os seres pluricelulares são formados, seja a partir de um pedaço do corpo (reprodução assexuada. -Tentem se reproduzir assim, amiguinhos. Depois vocês me contam o resultado-), seja a partir de célula-ovo ou zigoto (reprodução sexuada que só o papai e a mamãe que podem fazer, fikdik.)
A célula ovo surge por meio da fecundação, ou seja, da união dos gametas. HEHE fecundação eu acho mara, reflita. E é essa fecundação (6) que permite que os cromossomos do pai e os da mãe se juntem (e como se juntam HAHA q) na célula ovo e componham o patrimônio genético da célula do filho. Os gametas surgem por meiose; portanto, são células haplóides.


Nos procariontes, como as bactérias (não sei porque, odeio essas bactérias vadias .-.), a divisão celular é relativamente simples: o DNA e o citoplasma se estrangulam em duas partes, ficando cada uma com uma cópia do DNA.
estrangulamento do citoplasma

1. Mitose
Com a mitose é garantida a distribuição de coleções idênticas de genes para as células formadas. É gente, elas agarantem (Y).
Entre o início de uma mitose e o de outra acontece ciclo celular nele a célula cresce, prepara-se para a divisão e se divide. Tipo, é como se fosse o centro de treinamento de uma grande jogo do campeonato da mitose, a célula fica lá no ciclo celular, se preparando, crescendo, pra brilhar mais que o Ronaldo no Curintia. Esse ciclo inclui uma fase em que a célula não está se dividindo a interfáse.
Os filamentos de cromatina duplicam-se na interfase. Portanto no início da divisão eles já estão duplicados. Mas a região do centrômero demora um pouco mais pra se duplicar. Dessa forma os cromossomos permanecem algum tempo presos pelo centrômero e, nessa situação, cada filamento é chamado de cromátide. O conjunto das duas cromátides é chamado de cromossomo duplicado. Assa véy, na boa, porque que o centrômero não se duplica de boa igual a cromatina, tão mais facil .0.

A intérfase gosta de complicar nossa vida então ela é divida em três períodos:

• G1 (G, do inglês gap=intervalo) - é a fase ANTERIOR à duplicação do DNA; a célula cresce e realiza seu metabolismo normal de boa na lagoa, sintetizando RNA e proteínas, incluindo um grupo de proteínas que dá o sinal para a divisão começar. Elas apitam: PIIIIIIIIII, que os jogos comecem muahaha -q

• S (síntese) - no qual ocorre a duplicação do DNA, a síntese de histonas (proteína que fazem parte dos cromossomos) e a duplicação dos centríolos.

• G2 - intervalo entre a duplicação do DNA e o início da divisão celular; ocorre síntese de proteínas e de moléculas necessárias à divisão, como os componentes dos microtúbulos, que formarão o fuso acromático.

Agora vem a parte mais divertida da mitose, as etapas.

Prófase (pro = antes). Os filamentos de cromatina começam a se enrolar, e formam os cromossomos. Já é, as cromátides estão unidas pelo centrômero. Os centríolos tão duplicados lá e vão geral migrando para os pólos, rodeados por um conjunto de filamentos (áster) que crescem gradativamente e iniciam a formação do fuso acromático. A membrana nuclear começa a se fragmentar e os nucléolos desaparecem. Nucléolos, é hora de dar tchaaaau.

Metáfase (meta = metade). Os centríolos ocupam pólos opostos da célula. Cada cromátide está presa às fibras do fuso pelo cinetócoro. Os cromossomos ocupam a região mediana da célula formando a placa equatorial ou metafásica, e estão com a condensação máxima, o que torna bem visíveis as cromátides. As cromátides-irmãs voltam-se para pólos apostos da célula.

Anáfase (ana = movimento). As cromátides brigam e se separam (passam a ser chamadas de cromossomos filhos ou irmãos. De marido e mulher pra filhos ou irmãos .-. tá feia a situação das cromátides q) e são levadas para pólos opostos da célula pelo encurtamento dos filamentos do fuso. A posição que as cromátides ocupavam na metáfase garante uma distribuição idêntica do material genético para os dois pólos e, depois, para as células-filhas.

Telófase (telo = final). A fase mais revoltante na minha opinião, porque acontece todas essas putices nas fases anteriores pra chegar na telófase os cromossomos vão estar nos pólos, começam a se desenrolar e adquirem DE NOVO, detalhe pro DE NOVO, o aspecto de filamento de cromatina. A membrana nuclear e o nucléolo voltam a se formar. Mano, na moral, aconteceu TUDO ISSO pra voltar a mesma merda de antes. É, isso é biologia .-.

Em sentido restrito, a mitose termina com a divisão do núcleo. Na maioria dos casos após a divisão do núcleo ocorre a do citoplasma, chamada de citocinese (cinese = movimento)
Nas células animais a membrana plasmática sofre uma ivaginação (não, não tem nada a ve com o que vocês estão pensando, seus pervo!) no fim da mitose, provocado por um anel contrátil de filamentos de actina e miosina. Eu até ia fazer uma piadinha com isso pra vocês lembrarem, mas ia ficar MUITO besterento e Papai do céu não gosta, então criem suas poluições mentais por conta.
Nas células vegetais não há, em geral, centríolos e, como é necessária a construção de novas paredes celulares, a telófase é um pouco diferente, o citoplasma é mais feliz aqui, porque ele não sofre estrangulação. Após o afastamento dos dois grupos de cromossomos, aparece na região mediana da célula uma membrana, a lamela média formada a partir das vesículas do complexo golgiense, que também deposita polissacarídeos (celulose) até formar de cada lado uma nova parede, separando duas células-filhas.

Portanto, nas células animais a divisão é centrípeta, ou seja, ocorre de fora pra dentro.
Nas células vegetais é centrifuga, isto é, ocorre de dentro pra fora.

TO BE CONTINUED...

Nenhum comentário:

Postar um comentário