domingo, 20 de setembro de 2009

PROJETO GENOMA HUMANO 1º ano

Essa paradinha começou em 1990 e procura descobrir a posição de cada gene no cromossomo e estabelecer a sequência de bases de cada gene.
Qual a utilidade disso?
ÓTIMA PERGUNTA. :D

Em abril de 2003 foi estabelecida a sequencia de bases de 99,99% dos cerca de 3,1 bilhões de pares de nucleotídeos que compõem os genes humanos. Desse total, a diferença de DNA entre eu e você é muito pequena mano, menos de 0,2%, mesmo a gente sendo de grupos étnicos diferentes. AAAAAH NA BOA? NUM SOU IGUAL VOCÊ NÃO D:
Essa é uma prova de que o conceito de raça é biologicamente insustentável.
Mas mesmo assim, EU NÃO SOU IGUAL A VOCÊ E PRONTO .-.

Calcula-seque haja entre 20 e 25 mil genes que codificam proteínas, mas há entre esses genes grandes sequências de nucleotídeos repetidos, que aparecem sem sentido (e des de quando alguma coisa em biologia faz sentido?). nesse DNA podem estar pedaços herdados de outros organismos alojados como "parasitas" no meio do genoma. Mas devem estar também genes controladors da expressão de outros genes. Além disso, o RNA-m sintetizado pelo DNA pode ser "cortado" e "recombinado" formando novas moléculas, o que faz com que um gene possa produzir mais de uma proteína.

eu ia colocar um vidinho firmezinha aqui pra vocês, mas o blog me odeia e não carregou... então vai ai só o link.

http://www.youtube.com/watch?v=Bu6rbC2cnTM

Nenhum comentário:

Postar um comentário