sábado, 19 de setembro de 2009

DUPLICAÇÃO DO DNA 1º ano


É o seguinte, as enzimas tão firmezinha lá, até que uma hora elas falam: Porra mew, vamos duplicar o DNA? Ai geral responde mó animado: VAAAAAAAAAAAAAAAAM! *-*



Ai elas vão lá, promovem o afastamento dos fios, as enzimas específicas junto com suas frendes, proteínas específicas, desenrolam as duas hélices e quebram as pontes de hidrogênio, unem os nucleotídeos novos e corrigem os erros.
Dai, em cada filamento exposto, novos nucleotídeos, muito lokos lá, dissolvidos no nucleopasma começam a se encaixar, processo mediado pela enzima DNA-polimerase. Mas tipo, a criatividade deles é limitadinha, coitados, e sempre que tiver uma duplicação de DNA dando origem a duas moléculas de DNA a partir de uma inicial, as duas moléculas resultantes serão exatamente iguais à original.
E como cada filinha é formada por um filamento antigo, que veio do DNA original, e por um novo recém-fabricado, a duplicação do DNA é semiconservativa.
Esse processo desencadeia a duplicação cromossimica e a divisão celular. Cada cópia fica em ma das células formadas, o que garante a transferência das imaformações de célula a célula, pouco fofoqueiras nénão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário