segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ACIDOS NUCLÉICOS - 1º ano.

Formados por genes, os ácidos nucléicos são compostos pelo encadeamento de grande número de unidades, os nucleotídeos. Agora você deve tá se perguntando,

que porra é essa de nucleotídeo?


Você pergunta, eu respondo. Mas só porque eu sou legal.


Nucleotídeos são compostos ricos em Energia e que auxiliaOS M processos metabólicos.


Voltando aos ácidos nucléicos ...
Existem cinco tipos de umas coisinhas, chatas pra caralho, Chamadas de bases nitrogenadas: Adenina (A), Guanina (G), citosina (C), Timina (T) e Uracila (U). Não esquece disso não, vai ser bem útil mais pra frente.


Em alguns desses ácidos nucléicos so ha nucleotídeos (que agora você já sabe o que é) com o açucar ribose, E e em outros com apenas um DesoXirribose. Então, vamos Classificar essa galera assim:


• ácido ribonucleico (RNA):
aparece dissolvido não citoplasma ou associado um ou proteínas formando os ribossomos, ainda, não formando o nucleo Nucléolo.
Pensa assim: O RNA é xaropão, metido a besta, ta sempre quer nenhuma das coisas centro, ser o núcleo de tudo, sabe? E ainda curte ficar nadando sem citoplasma e tal.


• ácido desoxirribonucléico (DNA): aparece associado um proteínas nos cromossomos, está presente também nas mitocôndrias e nos Cloroplastos.
Pensa assim: O DNA já é mais gente boa, sempre ta presente com as mitocondrias e os Cloroplastos, são Best Friends Forever.


Simbora saber tudo da vida do nosso irmão grande, o DNA.


Lembra daquela galera que eu falei ali em cima, como bases nitrogenadas? Pois bem, no DNA de uma gente encontra uma Adenina, Guanina um, uma Timina ea citosina.
E você sabe o porque você não é igual aquele cara horroroso que você viu na rua esses dias?
Por causa da sequencia específica dessas bases nitrogenadas ao longo do filamento do nosso GRANDE AMIGO DNA. É essa sequencia que forma a mensagem genética, que determina uma coleção de influencia e proteínas como caracteristicas do organismo. Por isso que você é gato desse jeito.


Em 1962 teve dois britânicos carinhas (Francis Crick e Maurice Wilkins) e um norte -
americano (James Watson) que ganharam mó premião lá umas porque pesquisinhas fizeram e que Determinaram uma estrutura celular do DNUma é conhecida como Modelo de dupla hélice.


* Por que? *


Relaxa que não é porque ele é um helicoptero com duas hélices ou coisa assim, e sim, porque uma molécula de DNA é representada por dois filamentos formados por muitos nucleotídeos e torcidos em hélice no espaço, ligados um ao outro bases nitrogenadas por.
HAHA, eu sei que você não entendeu nada. Mas é facil.
Uma imagem bastaaaaaaaante famosa vai fazer você entender rapidinho. Se liga só:


* E pra ligar uma base nitrogenada na cmofas outra? *


Coloca uma ponte meio não, oras. Ponte de madeira não liga precipicios? Ponte de asfalto (?) Não liga estrada em cima de rio? Então meu, PONTE DE HIDROGENIO base nitrogenada liga.


E essas bases nitrogenadas ai, elas namoram. A Timina namora uma Adenina ea citosina namora uma Guanina. FACIL. Elas se amam e são felizes assim, juntas. Então é o seguinte. Se eu tiver de uma lado do filamento uma Timina, Adenina Timina uma e outra ... Do outro lado, COM CERTEZA vai ter uma Adenina, Guanina Adenina uma e outra. Lembre-se que elas são ciumentas e bem NUNCA trocam de namoradas.


Espero que tenha ajudado.


Proximos Post ano do primeiro: Duplicação do DNA. e RNA: Controle da síntese de proteínas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário